Como é a Segurança do Trabalho na Doctum

Obter um diploma de Técnico em Segurança do Trabalho pode prepará-lo para uma carreira satisfatória em praticamente todos os setores. 

A segurança é a base principal dos serviços públicos e privados. Isso garante uma demanda do mercado, pois é preciso que as empresas e órgãos públicos tenham um profissional que saiba analisar uma série de riscos e que implemente medidas de prevenção.

Se você deseja obter qualificação profissional, esse é um momento oportuno para definir metas e traçar um plano de carreira.

O que você pode esperar do Curso Técnico Segurança do Trabalho

O curso fornece conhecimento técnico para atuação em instituições públicas e privadas, em fabricantes e representantes de equipamentos de segurança, entre outros segmentos. 

O Técnico em Segurança do Trabalho atua nas ações preventivas dos processos produtivos com o auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais, sempre de acordo com as normas regulamentadoras e com os princípios de higiene e saúde do trabalho. 

Além disso, desenvolve ações educativas na área da Saúde e da Segurança do Trabalho. Orienta sobre o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva, além de coletar e organizar informações de saúde e de segurança no trabalho. Executa o programa de prevenção de riscos ambientais, investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle.

Como é o perfil profissional da área de Segurança do Trabalho

A parte mais importante do trabalho na área de Segurança é impedir que problemas e acidentes aconteçam. Ou seja, será preciso identificar os perigos por meio de suas próprias inspeções e investigações. 

Um bom oficial de segurança deve oferecer aos membros da equipe a oportunidade de manifestar sua capacidade, atuando desde em questões relacionadas ao seu espaço de trabalho até na sua própria segurança pessoal.

Ele ou ela precisam ser capazes de motivar os funcionários em relação à segurança pessoal no ambiente de trabalho, ouvindo também suas observações e preocupações.

Qual é o objetivo de Segurança do Trabalho

O técnico atua em ambientes de trabalho, fiscalizando, gerenciamento e orientando sobre a segurança dos funcionários. Por isso, os alunos desse campo de estudo devem adquirir conhecimentos em várias áreas, não apenas gerenciamento ou inspeção, por exemplo. 

Esses requisitos decorrem de responsabilidades profissionais reais, onde os profissionais estão envolvidos em todos os aspectos que envolvem saúde e segurança.

No grau, os tópicos de estudo incluem:

  • Segurança de construção: análise de requisitos de segurança de construção federais e estaduais;
  • Análise Aplicada de Incêndio e Segurança: estudo de conceitos e procedimentos para tratamento relacionado a incêndio e segurança, incluindo habilidades e estatísticas quantitativas e qualitativas;
  • Materiais perigosos: aprendizado do plano de ação em oito etapas, para lidar com materiais perigosos e descobrir como utilizá-los adequadamente. Participar de demonstrações reais e teóricas do Sistema de Gerenciamento de Incidentes;
  • Gerenciamento de programas de segurança e saúde: foco em pessoal, comunicação e gerenciamento de programas de segurança e saúde. Criação programas de segurança corretamente e implementação de treinamentos de segurança construtivos.

Juntamente com os estudos principais, os cursos de suporte centralizam-se em áreas especializadas para pessoas com focos de atuação específicos, como:

  • Química Geral: aprende os princípios básicos da matéria, classificação química e reações, compreendendo o papel da química nas atividades da vida diária, participando de práticas de laboratório e estudando tipos de reações químicas;
  • Higiene Industrial: estuda e analisa o local de trabalho e seu potencial efeito na segurança e na saúde. Avalia e controla o ambiente de trabalho para a proteção da saúde dos trabalhadores.

Como é o mercado de trabalho de Segurança do Trabalho

As regras de Segurança e Saúde Ocupacional estão previstas na legislação trabalhista, em decretos e em portarias. A regulamentação é feita por meio das Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Para que essas normas sejam fiscalizadas e cumpridas, os técnicos agem em setores específicos das empresas.

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), numa pesquisa apresentada em 2018, a média salarial de Técnico é R$ 2.554,41. É importante considerar que o Caged, apenas considera os empregos formais (CLT), ou seja, com carteira assinada. 

Por que estudar Segurança do Trabalho na Doctum

A Rede de Ensino Doctum possui mais 15 mil estudantes nas 14 unidades espalhadas por Minas Gerais e Espírito Santo, as quais oferecem mais de 70 cursos, entre Graduação, Tecnólogo, Cursos Técnicos, Ensino a Distância e projetos de Extensão.
 
A instituição conta com diversas certificações e resultados que demonstram a qualidade do ensino, além de classificações positivas pelo MEC - Ministério da Educação em avaliações como ENADE e IGC. Ainda, há inúmeros outros reconhecimentos  por parte da comunidade acadêmica, como da Folha no Ranking Universitário Folha e do Guia do Estudante (GE).

Inscreva-se já no Curso Técnico de Segurança do Trabalho da Doctum!

 

GRAU

Curso Técnico

CARGA HORÁRIA

1027 horas

UNIDADE

IPATINGA

CONTATOS

 

CARATINGA

Rua João Pinheiro, 147 - Centro/Caratinga - MG
(33) 3322-6232 | (33) 3322-6214

 

IPATINGA

Rua Potiguar, 150 - Iguaçu/Ipatinga - MG
(33) 3821-6186 / (33) 99903-5688 / (33) 99989-3038 

SAIBA MAIS

Quer saber como o ensino técnico pode te ajudar a construir sua carreira profissional?
Preencha o formulário e receba o nosso contato.